Navigation


EDITORIA



Objetivo e política editorial

Matemática Universitária é uma revista de divulgação, um veículo de circulação de ideias e de estímulo ao estudo e à curiosidade intelectual, dirigida a todos os que se interessam pelo ensino e pelo estudo da matemática em nível superior. Ela deve servir a professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, promovendo e fortalecendo o intercâmbio entre os membros dessa comunidade.


A revista está aberta a uma contribuição variada, subordinada apenas à boa qualidade. O material submetido para publicação deverá ser de interesse amplo, estar bem redigido, em estilo claro, ameno e sem aridez, para que desperte o interesse do leitor e se revele de leitura estimulante e enriquecedora.



Periodicidade

Em regime normal, a revista é publicada nos meses de junho e dezembro de cada ano. No entanto há, atualmente, uma certa defasagem entre a data de capa e a data de publicação, que deverá ser corrigida dentro de algum tempo, com o aumento da frequência de lançamento de novos números.



Comitê editorial

Editors-chefes: Eduardo Colli (IME/USP) e Severino Toscano Melo (IME/USP)
Editores associados: Carlos Gustavo Moreira (IMPA), Carolina Araujo (IMPA), Cecília Fernandez (UFF), Claudio Possani (IME/USP), Clodoaldo Ragazzo (IME/USP), Daniel Cordeiro de Morais Filho (UFCG), Davi Maximo (Stanford), Emanuel Carneiro (IMPA), Jaime Ripoll (UFRGS), José Fernandes Andrade (UFBA), Lorenzo J. Diaz (PUC-Rio), Nicolau C. Saldanha (PUC-Rio), Orizon Pereira Ferreira (UFG), Ricardo Rosa (UFRJ), Samuel Gomes da Silva (UFBA), Severino Toscano Melo (IME/USP), Washington Marar (ICMC/USP), Yoshiharu Kohayakawa (IME/USP), Yuan Jin Yun (UFPR), Yuri Lima (Maryland)
Seção de Problemas: Carlos Gustavo Moreira (IMPA) e Nicolau C. Saldanha (PUC-Rio)



Regimento

Regimento aprovado pelo Conselho Diretor da SBM em 13.05.2011.



Orientação para os autores

O autor de matéria submetida para publicação deve levar em conta a diferença entre um trabalho expositório e um artigo de pesquisa. Enquanto este se dirige a um público muito restrito e especializado, que procura informações específicas, a situação é outra em um artigo de divulgação, que exige, em grau muito maior, uma redação esmerada, uma apresentação clara e bem organizada, de preferência em linguagem corrente, pois a revista não comporta matéria carregada de linguagem técnica e formal. O autor deve, logo no começo, cativar a atenção de quem lê, pois o leitor que não tiver seu interesse despertado na parte inicial de um artigo dificilmente persistirá em sua leitura. Um resumo da matéria a ser tratada, com uma boa motivação, o anúncio de uma conclusão surpreendente a que se vai chegar, a formulação de uma questão interessante que aguce a curiosidade pelo que virá depois, são maneiras adequadas de começar um artigo.


Os autores devem perceber que se trata de uma publicação bastante diferente de uma revista de pesquisa generalista. Em tais revistas, publica-se para se registrar um resultado e para que ele seja lido pelos especialistas da área. Aqui não: pretende-se que o artigo seja lido não só pelos de sua área, mas principalmente pelos de outras áreas, que terão a oportunidade de conhecer um pouco daquilo com o qual não trabalham diariamente.


As apresentações formais, do tipo “definição–teorema– demonstração–corolário”, não são apropriadas. As demonstrações, quando apresentadas, devem, de preferência, ser feitas no estilo de uma história interessante, que valha a pena ser contada pelo seu valor educativo ou pelos novos horizontes que descortina. Devem ser evitadas demonstrações que se apresentam na roupagem de um pesado formalismo, sobretudo se elas não têm outra virtude que a mera satisfação lógico-dedutiva.



Como submeter artigos

Toda matéria submetida para publicação e correspondência correlata deve ser enviada ao endereço eletrônico rmu@sbm.org.br.



Orientações técnicas para os autores

Em breve colocaremos neste espaço as instruções para a digitação de artigos em LaTeX já no formato da revista. Enquanto isso, pede-se que os arquivos sejam submetidos em PDF. Caso uma submissão seja aceita, os arquivos-fonte serão solicitados para a edição.



Créditos da página

Layout: Monique Sena
Execução: Marcelo de Rezende Martins (Empresa IME-Jr)
Atualização: Eduardo Colli
Digitalização de números antigos: Instituto de Matemática e Estatística da USP